segunda-feira, 3 de outubro de 2016


OLYMPIA E ODÉON




De um e do outro lado da Rua dos Condes, o que foram dois ícones do cinema português e, agora, não passam de dois mamarrachos, um deles praticamente invisível, de tão entaipado que está.

Passa-se isto em pleno coração turístico de Lisboa, junto à Praça dos Restauradores, a poucas centenas de metros do viveiro de hostels em que se encontra transformada a nossa Baixa.



Eleições Autárquicas Lisboa


Ao que parece, sucedem-se os projetos, uns mais recentes, outros menos;  na prática, uns e outros nunca passaram de simples ideias ou, quiçá, de belas declarações de nobres propósitos unicamente destinadas a calar as mais indignadas bocas do universo cultural.

Encerrado há décadas, o Odéon esteve, mesmo, para ser classificado;  mas, afinal, isso não aconteceu, já que, há um bom par de anos, se decidiu que toda aquela zona iria ficar em vias de classificação.  Desde então, assim ficou.  Em vias de...  vias bem longas, já se vê.


Eleições Autárquicas
Entre os avanços e recuos da Câmara lenta Municipal de Lisboa, lá vai o imóvel servindo para encostar caixotes do lixo e lixo sem caixote, deixando no nariz do alfacinha e do turista que por ali passam um fedor pestilento (refira-se, a propósito, que foi, precisamente, um cidadão espanhol que teve, há dias a amabilidade de, na página "SUGESTÕES" chamar a atenção para mais esta miséria lisboeta).

Fizeram, recentemente, um assim chamado jantar de despedida ao Odéon;  despedida tardia, já se sabe, como tanta coisa nesta Cidade, uma vez que o verdadeiro adeus aconteceu há uns bons vinte anos, quando a última bobina de filme ali rodou.

Claro está que nada isto é para admirar:  padecem do mesmo mal tantos outros edifícios com valor cultural ou arquitetónico, nos quais a necessidade de preservar determinadas características que seria escandaloso eliminar onera de tal forma a requalificação que torna pouco interessante o investimento.





Ia ser centro comercial;  depois, apartamentos e loja.

No entanto, ainda nada aconteceu,  e a degradação do Odéon lá continua, hoje já bem visível em todas as fachadas.




Entretanto, de uma varanda, um pombo assiste, como que de um ferrugento balcão, às obras magníficas que decorrem no edifício adjacente e no que lhe fica fronteiro, na Rua das Portas de Santo Antão.


Projetos, realizados em edifícios completamente esventrados, sem partes nobres a conservar, logo,  provavelmente, bem mais lucrativos e de mais rápida execução ( a propósito:  serão hostels? ).


Em suma:
mais uma demonstração daquele típico e enraizado farisaísmo,
que já ninguém se preocupa, sequer, em disfarçar.

- x -

Mais conhecido pelas suas sessões contínuas, o centenário Olympia tem sido a personagem principal de uma novela cujo tema central é a requalificação em teatro e em escola de artes cénicas.

Ora, também esta outra história, já dura vai para uma década, não se vendo sinais concretos de que, a breve trecho, algo seja feito para desentaipar o velho imóvel da Rua dos Condes que, com o Odéon, forma um conjunto de tralha que, não sei em nome de que interesses, por ali tem ficado, aparentemente esquecido, numa zona em que, simplesmente, coisas destas não deveriam ali ser encontradas.  Sobretudo, por quem visita a nossa Cidade.

Ainda bela, apesar de tudo...



Diz o anúncio que
"As Árvores Morrem de Pé".


Será ficar podres e vir por ali abaixo o destino destas duas emblemáticas salas de espetáculo?



Este local situa-se na área geográfica de intervenção da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.


Gostou deste artigo?


Se gostou,

PARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS!

Assim, a mensagem chegará mais rapidamente a outras pessoas a quem poderá interessar!





Alguns Links:
Cinema Odéon ( Câmara Municipal de Lisboa )
Cinema Odéon Fica de fora da Proteção da Câmara de Lisboa ( TVI24 )
O Jantar em Lisboa que Disse Adeus ao Odéon ( Observador )
Cinema Odéon Poderá Dar Lugar a Apartamentos e Loja ( Público )
Governo Chamado a Salvar Cinema Odéon ( Expresso )
Cinema Odéon ( Restos de Colecção )
Cinema Odéon ( Wikipedia )

Cinema Olímpia ( Restos de Colecção )
Cinema Olympia ( Wikipedia )
Cinema Olympia ( Lisboa de Antigamente )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...