quarta-feira, 15 de julho de 2015


FEIRA POPULAR



Deixando Entrecampos em direção ao Saldanha, salta logo à vista, do lado direito, o imenso baldio deixado pela saudosa Feira Popular de Lisboa quando da "santanada" que, em 2003, a arrasou.

Ao que parece, a Feira Popular, quando ainda o era, incomodava os promotores imobiliários que pretendiam recuperar os imóveis circundantes - para a hotelaria, por exemplo.

Ao que parece, também, para o conseguir apenas tiveram de convencer a Câmara a sacrificar um dos espaços de diversão preferidos de milhares de alfacinhas.

Mas o que dirão, agora, esses hoteleiros e promotores - e os hóspedes do tal hotel - da beleza do panorama proporcionado pelo baldio ali mesmo em frente?
câmara municipal de Lisboa
É que, ao fim de quase DOZE ANOS, o terreno - que, segundo o PÚBLICO, vale 100 milhões de euros - continua abandonado, ao que parece devido a um litígio que, mesmo com a sua proverbial competência, a Câmara Municipal de Lisboa não consegue resolver.

Há uns anos, ainda alguns restaurantes mais resistentes por lá andavam, ou o terreno era esporadicamente utilizado para circos, como a imagem documenta - sem nunca essas esporádicas "reaberturas" conseguirem, claro está, disfarçar o aspeto geral de abandono, de desolação do outrora tão animado espaço.
CML
Agora, porém, o vazio é total, apenas pontificando o esqueleto do saudoso Teatro Vasco Santana, que nem se deram ao trabalho de demolir, quanto mais não fosse por uma questão de pudor.  Uma vergonha!
Fernando Medina

Pedro Santana Lopes

Aqui e ali, plantas selvagens crescem nas paredes das ruínas do que foram, em tempos, animados restaurantes e espaços de diversão.

Vasco Santana







Do lado de fora, imensos painéis e tapumes aguardam os graffiti, ou a publicidade pela qual, não sei quem, ainda vai faturando uns tostões.



E, HÁ DOZE ANOS DE INÉRCIA EXEMPLAR , lá se foi a Feira Popular,
da qual as mais jovens gerações nem terão chegado a ouvir falar.



Solução, para quando?

In due course. At the appropriate juncture.
In the fullness of time. When the moment is ripe.

"Yes, Minister" - "Hacker"



Gostou deste artigo?


Se gostou,

PARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS!

Assim, a mensagem chegará mais rapidamente a outras pessoas a quem poderá interessar!





Alguns Links:

1 comentário:

  1. E a CML ia tentar vender, hoje, em hasta pública, o terreno da Feira Popular por 135.700.000€
    E nenhum daqueles que se anunciou como um suposto interessado entregou uma proposta.
    E lá ficou o terreno por vender, até à próxima hasta pública.
    e... mais um fiasco.

    http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/camara_de_lisboa_nao_recebeu_qualquer_proposta_para_terrenos_da_antiga_feira_popular.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...