"A mais vasta, nobre e sumptuosa das que pertenceram a mosteiros em Lisboa" *)
Falar, no Misérias de Lisboa, de uma das nossas igrejas mais antigas, pode, até, parecer heresia.
Falar, no Misérias de Lisboa, de uma das nossas igrejas mais antigas, pode, até, parecer heresia.
Mas reflitamos um pouco sobre o assunto, desapaixonadamente...
Durante a maior parte dos 56 anos que nos separam do fatídico 13 de Agosto de 1959 em que ardeu, a igreja esteve encerrada, sendo o culto assegurado na sacristia.

No entanto, abriu, mesmo assim, ao culto, em 1994, a todos os visitantes mostrando um cenário verdadeiramente apocalíptico, sem que, no meio daquela miséria toda, tivesse perdido a grandiosidade. De alguma forma, talvez ela tenha, até, saído beneficiada.


Ora, é bem verdade que, após transpor a singeleza da fachada, não nos deixam indiferentes a dimensão do Templo e a beleza dos mármores, realçada pelo contraste rude com as marcas do fogo, que lhe dão "um charme todo especial", como um viajante escreveu,
Mas não é menos verdade que praticamente qualquer igreja, como qualquer monumento, é "única no mundo pela sua história" e "pela memória de glórias e desgraças".



Celebrado neste monumento à sua enorme força destruidora, o fogo foi implacável, e os danos que infligiu a obras de tamanha antiguidade e riqueza são algo que nem a mão dos mais dotados artistas poderá, alguma vez, reeditar.
Mas isso não impede que, sem lhe tirar o atual encanto, algo se faça no sentido de recuperar um pouco do velho templo, além da cobertura e de algumas paredes.
Como a deixaram, fica sempre, em quem visita a Igreja de São Domingos, o travo amargo do nosso bem conhecido e proverbial desleixo nacional.
Este local situa-se na área geográfica de intervenção da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
*) Pinho Leal, in "Portugal Antigo e Moderno" - Mattos, Moreira & Companhia - Lisboa, 1874 - , vol.IV, pág.245
Gostou deste artigo?
Aqui perto, veja também:
Alguns Links:
Igreja de São Domingos (Wikipedia)
Convento de São Domingos de Lisboa (Wikipedia)
Convento de São Domingos de Lisboa (Monumentos)
Igreja de São Domingos: Avaliações de Viajantes (Tripadvisor)
Não me parece que tenha sido desleixo mas sim uma opção. Conheço-a desde criança, devo ter chegado a ir antes do incêndio a minha madrinha levava-me lá, e tenho ideia que muito cedo ouvi que as marcas do fogo ficariam, o que, para mim, até ajuda à reflexão, independentemente de quem lá vai ser crente ou não.
ResponderEliminar