domingo, 13 de setembro de 2015


PALÁCIO DAS ÁGUIAS




Palacete setecentista com entradas pela Rua da Junqueira e pela Calçada da Boa Hora.

"Sumptuosíssimo palácio, deliciosa quinta e belissimo jardim dos srs. viscondes da Junqueira, no sitio d'este nome, na margem direita do Tejo, freguezia de Belém. É das mais bellas vivendas da capital e de todo o reino. 

Chama-se quinta das Águias por causa de duas enormes aves d'esta espécie, feitas de mármore e que rematam as columnas que fecham a entrada principal".

câmara municipal de Lisboa

A esta emocionada referência de Pinho Leal*), corresponde, nos nossos dias, um palacete abandonado, vandalizado, portas escancaradas, tetos caídos, graffiti pelas paredes dos salões, indícios claros de ser frequentado por pessoas sem abrigo e por toxicodependentes.
CML



Entrei pelo portão aberto que dá para a Calçada da Boa-Hora, e explorei a Quinta e o Palácio, correspondendo ao amável convite à esquerda de quem entra.



Fernando Medina


A fachada com que deparei assim que entrei, encontra-se neste estado.
<---------


O que terá sido, em tempos, um deslumbrante jardim, está , hoje, completamente a mato,
e é este o desolador aspeto da fachada principal.



Pelas várias janelas abertas da fachada e do sótão, a água da chuva entra como e quando quer, até que a derrocada do interior acabe por acontecer.

Ao que apurei, ninguém lá vai, ninguém cuida daquilo.

Está para ali à espera.  De quê, ninguém parece saber.


Um manto de silêncio parece envolver a Quinta das Águias e o seu outrora belo Palácio.

Quem estará a tolher os movimentos de quem tem responsabilidades sobre este espaço?

Apesar de se tratar de um imóvel de interesse público, e apesar do estado lastimoso em que se encontra, dele pouco ou nada se ouve falar.

If people don´t know what you´re doing,
then people don´t know what you´re doing wrong.

"Yes, Minister" - "Sir Arnold Robinson"


*) in "Portugal Antigo e Moderno" - Mattos, Moreira & Companhia - Lisboa, 1873 - , vol.I, pág.40





Gostou deste artigo?


Se gostou,

PARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS!

Assim, a mensagem chegará mais rapidamente a outras pessoas a quem poderá interessar!





Alguns Links:
Palácio das Águias (Abandonados)

8 comentários:

  1. Tive hoje conhecimento que que este Palácio passou recentemente para mãos de investidores chineses, desconhecendo-se o fim a que se destina.

    ResponderEliminar
  2. Um país abandonado à sorte, porque outros interesses falam mais alto...
    Muito duro, viver num país carregado de história rica e miseravelmente inculta...
    Alguém disse isto um dia: ..."A cultura é a identificação de um povo dentro da história, que deve ser preservada através da transmissão de conhecimento, e uma boa educação traz em seu bojo a preservação deste propósito". ...
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que parece vai ser asas a um novo Hotel.

    https://www.dinheirovivo.pt/economia/galeria/este-t42-esta-a-venda-em-alcantara-por-muitos-milhoes/

    ResponderEliminar
  4. Se uma pequena ruína sem história pode ter o IMI agravado... não percebo como uma pérola destas ficou assim abandonada tanto tempo. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1996, ou seja já passaram 23 anos de contínuo desleixo e abandono. A DGPC já passou por lá e tirou fotografias onde são visíveis os grafittis... Nada aconteceu. A propriedade tem certamente um dono legítimo que tendo ou não dinheiro para cuidar dela deveria no mínimo zelar para que não fosse vandalizada. Os organismos públicos que tutelam estas coisas tinham a OBRIGAÇÃO de efectivamente trabalhar no sentido de evitar semelhante vergonha. O que ali está envergonha qualquer pessoa (independentemente da sua nacionalidade) que tenha o mínimo respeito pelo que os antepassados nos deixaram. Nunca seria desculpa, mas ainda por cima está na capital de um País. A DGPC fica a meia dúzia de metros dali...

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Embora concorde que é de facto uma pena um edifício destes encontrar-se neste estado, pergunto-me de quem é a culpa ? Mais acrescento alguma estupefação pela indignação da anterior família quando também se desfizeram enquanto puderam. Mais fácil vender do que estimar, sempre...e de todos os ângulos. Convém não ter memória seletiva. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Please contact me with any information about QUINTA DAS AGUIAS Obrigardo many thanks .John wickens. Email. Wickens.j@hotmail.co.uk. I would love to buy and RESTORE the HOUSE and GARDEN so everyone can enjoy in the future.

    ResponderEliminar
  7. I would love to RESTORE the RUIN and the GARDEN back to its former glory to enable future generations to enjoy once again.If any one has any information please let me know.obrigardo.john wickens. Wickens.j@hotmail.co.uk

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...